Clicky

NEGÓCIOS

Governo dos EUA pressiona por fábrica estatal de chips

Convergência Digital* ... 11/05/2020 ... Convergência Digital

O governo Trump está conversando com empresas de semicondutores sobre a construção de fábricas de chips nos Estados Unidos, disseram representantes de dois fabricantes de chips neste domingo, 10/05.

A Intel está em discussões com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos sobre melhorar as fontes domésticas de microeletrônica e tecnologias relacionadas, disse o porta-voz da Intel William Moss em comunicado enviado por email. 

“A Intel está bem posicionada para trabalhar com o governo dos EUA para operar uma fundição comercial de propriedade dos EUA e fornecer uma ampla gama de microeletrônicos seguros”, acrescentou o comunicado. 

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), por outro lado, tem conversado com o Departamento de Comércio dos EUA sobre a construção de uma fábrica no país, mas disse que ainda não tomou uma decisão final. 

“Estamos avaliando ativamente todos os locais adequados, inclusive nos EUA, mas ainda não há um plano concreto”, disse a porta-voz da TSMC Nina Kao em comunicado. 

O presidente-executivo da Intel, Bob Swan, escreveu uma carta ao Departamento de Defesa no final de março, na qual expressou a disposição da empresa de construir uma fundição - um termo usado na indústria para referenciar uma fábrica de chips - em parceria com o Pentágono. 

“Isso é mais importante do que nunca, dada a incerteza criada pelo atual ambiente geopolítico”, escreveu Swan na carta de 30 de março e vista pela Reuters no domingo. 

Isso ocorre em meio às crescentes tensões diplomáticas entre os EUA e a China durante a pandemia de coronavírus, com os dois lados trocando farpas sobre quem é o culpado pela disseminação da doença depois de já estarem envolvidos em tensões comerciais há quase dois anos. 

“Atualmente, achamos que é do melhor interesse dos Estados Unidos e da Intel explorar como a empresa poderia operar uma fundição comercial nos EUA para fornecer uma ampla gama de microeletrônicos”, acrescentou a carta. 

As discussões do governo Trump com os fabricantes de chips foram relatadas anteriormente pelo Wall Street Journal, com a reportagem acrescentando que a TSMC também está conversando com a Apple, um de seus maiores clientes, sobre a construção de uma fábrica de chips nos Estados Unidos. No Brasil, o governo Bolsonaro segue no caminho contrário. A CEITEC, fabricante estatal de chips, foi incluída na lista de privatizações e deve ser vendida em 2021.

* Com informações da Reuters


Cloud Computing
Uso da Ciência de Dados e da IA multiplicou por 20 nas empresas nacionais em três anos

Pesquisa global da Accenture aponta que 40% das organizações ouvidas no País já adotam os recursos de IA e cloud, enquanto três anos atrás, esse percentual era de apenas 2%. Cloud computing já é presente em larga escala em 74% das companhias, mas há um dado negativo: apenas 2% das companhias ouvidas conquistaram maturidade nas suas operações.

Multinacional de software reforça a atuação em Brasília

A Liferay comemora 10 anos na América Latina ampliando sua atuação no Centro-Oeste. Para tocar os negócios na capital brasileira, a empresa contratou Bruno Bergamaschi, ex-IBM e Gartner.

Intelbras quer R$ 1,242 bilhão com IPO e ir às compras para crescer

Empresa, com sede em Santa Catarina, lançou o segundo protocolo na CVM para fazer a sua oferta pública de ações no mercado. Objetivo é avançar em software e hardware como serviço para expandir atuação n varejo.

Diebold Nixdorf: Dinheiro em espécie não vai morrer tão cedo

Fabricante de ATMS aposta na renovação do parque com a adoção de recicladores, capacitados para contar as cédulas depositadas, substituindo o processo atual, no qual o dinheiro é depositado em envelopes.

Oracle: Banco do futuro será ‘phygital’

Uma nova roupagem com o mix do físico com o digital é a grande tendência, diretor de indústria e inovação para instituições financeiras da Oracle, Ramon Carcolé Sans.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G