Clicky

Novo aplicativo facilita queixas na Anatel e dá notas para operadoras

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/11/2019 ... Convergência Digital

Em teste há alguns dias, foi formalmente lançado nesta terça, 19/11, o novo sistema de atendimento aos usuários de serviços de telecomunicações da Anatel, chamado Anatel Consumidor. É um novo aplicativo - e uma nova interface diretamente no site da agência – para receber as queixas mas que incorpora uma ferramenta de resolução, ao dar 10 dias para as empresas responderem aos clientes. 

A Anatel registra, em média, 3 milhões de reclamações por ano, um volume seis vezes superior às 500 mil reclamações anuais feitas nos 800 Procons do país e que também representa 10 vezes mais clientes de telecomunicações do que a plataforma Consumidor.gov.br, que também tem uma proposta de resolução dentro da própria plataforma. 

“Tínhamos um sistema defasado em termos de experiência do usuário e mesmo de capacidade operacional. Adotamos uma interface simplificada, com cadastro único e sistema de resolução. E no final o usuário dará nota de 1 a 5 sobre o atendimento, que será divulgada como nota de desempenho das operadoras”, explica a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel. 

Para usar o novo app, ou a ferramenta no próprio portal da agência, será preciso fazer um cadastro – um novo cadastro mesmo para quem já tinha outro para o sistema anterior. A partir daí o usuário explica a reclamação e a operadora tem 10 dias corridos para responder. Em seguida, o usuário pode indicar se ficou satisfeito ou não com a resposta e dar a nota de 1 a 5. 

Reclamar na Anatel pode ser o primeiro caminho – e de acordo com as teles, é o que acontece com cerca de 30% das queixas na agência. Muito mais comum, no entanto, é o uso do regulador como último recurso. Segundo dados da Anatel, a maior parte daqueles 3 milhões de queixosos anuais buscou antes quatro ou cinco tentativas de soluções com a própria operadora.  

Detalhe: O novo Anatel Consumidor foi desenvolvido internamente por servidores da área de TI da agência, a partir da plataforma Low Code, depois que verificou-se a inviabilidade orçamentária de compra de uma solução pronta, que custaria coisa próxima de R$ 12 milhões. 


Internet Móvel 3G 4G
5G permite um respiro à indústria de celulares

Apesar do impacto evidente da Covid-19, o mercado de aparelhos móveis respira com o forte crescimento dos terminais 5G, que devem responder por quase 10% do total a ser produzido em 2020, aponta a IDC. O desafio imediato é fazer o preço desse smartphone 5G ficar cada vez mais próximo dos aparelhos 4G.

Anatel encerra ciclo de TACs em acordo fraco com Algar

Depois de fracassar na troca de multas por investimentos com Oi, Vivo e Claro, agência contabilizou sucesso somente com a TIM e permitiu à Algar cortar mais da metade do acerto inicialmente firmado. 

STF julga inconstitucionais leis de BA e RJ sobre créditos pré pagos e cobrança de serviços

Mais uma vez, Supremo ressaltou que, ainda que importantes ações em defesa dos consumidores, normas estaduais não podem invadir a competência privativa da União de legislar sobre telecomunicações. 

Portabilidade: Claro é a tele com mais adesões. Oi e TIM cedem assinantes

Oi, na fixa, e TIM, na móvel, foram as operadoras que mais cederam assinantes com a possibilidade de troca de empresa mantendo o mesmo número. Já a Claro foi a operadora que mais ganhou clientes nos 12 anos do serviço.

Nova Oi busca eficiência operacional e personalizar ofertas ao cliente

Network analytics tem diversos níveis de maturidade e vai desde a proximidade maior com a infraestrutura da rede até análises mais especializadas do serviço, afirma o diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Rede da Oi, Mauro Fukuda.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G