Clicky

Home - Convergência Digital

Chip único surge como estratégico para o 5G

Convergência Digital - 26/03/2021

A Samsung e a Marvell, em desenvolvimento dos apoiadores do RAN, anunciaram que ainda neste primeiro semestre vão oferecer comercialmente às operadoras o chip único, voltado para rádios 5G que possuem recursos  massivos de formação de feixe de múltiplas entradas e saídas (MIMO). A solução permitirá reduzir o consumo de energia em até 70%, a compressão de algoritmos e o tamanho do rádio, explicou o vice-presidente de estratégia de redes da Samsung Networks, Alok Shah.

O desenvolvimento desse chip único acontece há seis anos e há outros chips sendo desenvolvidos em conjunto para serem incluídos nos produtos Samsung 5G RAN, adicionou Shah. “Uma coisa que se tornou muito clara em nossa indústria é a importância dos chips, a importância do silício quando se trata de 5G”, disse o executivo. “A Samsung tem uma vantagem  por ser especialista em semicondutores e a Marvell contribui com uma especialização em processadores para trazer os chips de formação de feixe mais eficazes para o mercado”, adicionou.

Os fabricantes de chips pretendem continuar a colaborar em várias gerações de equipamentos RAN, e "cada parte está trazendo seu próprio IP e sua própria experiência em certos domínios", disse Raj Singh, EVP do Grupo de Negócios de Processadores da Marvell, que aparece no mercado de chip 5G. Tanto que fechou no mês passado um acordo de fornecimento de chips para equipamentos RAN 5G da Fujitsu.

*Com informações de agência internacional e do Mobile World Live

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/05/2021
Para Minicom, 90% das antenas do 5G são isentas de licença

05/05/2021
TIM: 5G ‘puro’ é mais barato e rivais reclamam porque não fizeram VoLTE no 4G

05/05/2021
Huawei:5G exige empresas locais para aplicações e geração de talentos

05/05/2021
Um poço sem fundos no leilão 5G

05/05/2021
Índia libera testes de 5G no país só com fornecedores de fora da China

04/05/2021
Minicom pressiona TCU por edital e leilão do 5G em julho

04/05/2021
GE testa rede de ondas milimétricas da Verizon para novos serviços no 5G

03/05/2021
Na disputa do 5G, Apple lidera e chinesas ultrapassam a Samsung

28/04/2021
Futuro com 5G não será um nirvana, tampouco um apocalipse

27/04/2021
Estressadas com a falta de equipamentos, teles correm com estratégia 5G

Destaques
Destaques

América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Futuro com 5G não será um nirvana, tampouco um apocalipse

Por Paulo Mannheimer*

O futuro, com 5G, não será nem o Nirvana dos Jetsons nem o apocalipse de "O Exterminador do Futuro". "Blade Runner" continua sendo minha maior aposta.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site