Clicky

TIM concede exclusividade da empresa de rede neutra à IHS

Ana Paula Lobo* ... 04/03/2021 ... Convergência Digital

Em fato relevante publicado nesta quinta-feira, 4/03, a TIM anunciou um acordo de exclusividade com a IHS Brasil Participações para sociedade na FiberCo – ou a nova empresa criada pela operadora para explorar o mercado de fibra ótica residencial, chamada pelo presidente da tele, Pietro Labriola, de 'rede aberta'.

Vigente até o dia 24 de março, o contrato foi assinado ontem, dia 03. Agora serão negociados termos e condições para aquisição da participação societária; a intenção da TIM é vender o controle da operação, pela qual a operadora informou ter recebido quatro propostas formais. O anúncio vem dois dias depois do feito pela Vivo, que também já definiu o seu parceiro, um fundo canadense. A Oi segue em negociação com a BTG Pactual.

Segundo o fato relevante, a IHS é uma "grande e diversificada" provedora de infraestrutura de telecomunicações focada em mercados emergentes. A empresa tem atuação em nove países da África, Oriente Médio e América Latina e possui mais de 28 mil torres, mas estaria buscando a expansão da cadeia de valor para além do segmento.

A FiberCo terá foco na construção de infraestrutura de última milha – seja com fibra até a residência (FTTH) ou fibra até o gabinete (FTTc). O acordo não envolverá o backbone ou backhaul da TIM. A operadora sustenta que "o modelo permitirá à TIM alcançar o crescimento esperado no mercado de fibra brasileiro nos próximos anos, aproveitando a abordagem de rede aberta e um modelo operacional focado".


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Setor de telecom paga mais de R$ 60 bilhões em impostos em 2020

Tributos pesam no bolso dos usuários dos serviços de telecom, que pagam mais de 42% sobre os serviços, entre taxas e impostos. Só de fundos setoriais, foram mais R$ 3,57 bilhões

STF valida lei que proíbe telemarketing para empréstimos a aposentados

Em decisão unânime, Plenário do Supremo validou lei do Paraná que prevê a restrição. “A simples autorização dada ao telefone enseja a exposição a fraudes, abusos e até mesmo coação por terceiros". afirmou a relatora, Cármem Lúcia.

Chamadas de fixo para móvel terão reajuste de até 10,3%

Percentuais autorizados pela Anatel variam de acordo com cada operadora. Os menores foram para a Algar (3,1%), e os maiores para a Oi. 

À pedido da Sky, Anatel libera cobrança antecipada em serviços de telecom

Por maioria de 3 a 2 votos, agência concedeu medida cautelar para já tornar vigente mudança que só seria válida no novo Regulamento Geral do Consumidor. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G