Clicky

Convergência Digital - Home

Petrobras usa supercomputador Santos Dumont para testes em tempo real

Convergência Digital
Convergência Digital* - 27/11/2019

Fornecido pela Atos em 2015 ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Computador de Alto Desempenho Santos Dumont recebeu uma atualização que o posiciona, pela segunda vez, como o maior da América Latina dedicado à pesquisa, e o coloca novamente na lista dos TOP 500 supercomputadores do mundo.

O Supercomputador está instalado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e com a expansão de 4 Petaflops passa a operar a partir de agora com a capacidade de processamento total de aproximadamente 5,1 quatrilhões de operações por segundo, um aumento de aproximadamente 360% se comparado às especificações originais de 2015 de 1,1 Petaflops.

"Com esta expansão, o LNCC passa a ter acesso às tecnologias de ponta implementadas pela Atos, utilizando uma plataforma híbrida e de alta capacidade de processamento que permite suportar diferentes cargas de trabalho, ampliando sua capacidade de suportar pesquisas e desenvolvimento, especialmente nas áreas de Inteligência Artificial e Deep Learning", explica Luis Casuscelli, Diretor de Big Data e Segurança Cibernética da Atos. Segundo o diretor, o Santos Dumont está equipado de uma infraestrutura de resfriamento altamente eficiente e sustentável, que utiliza água e temperatura ambientes, reduzindo a energia utilizada para refrigeração do supercomputador.

A expansão é uma iniciativa em conjunto com o Consórcio Libra, liderado pela Petrobras e visa apoiar o desenvolvimento de pesquisas no setor de petróleo e gás, principalmente para estudos de imagens sísmicas em profundidade e simulação de reservatório em tempo real, com mais precisão. No total já são cerca de 150 projetos de pesquisas realizados com o Santos Dumont, que atendem desde áreas estratégicas como a exploração de petróleo e gás, carvão mineral e energias renováveis, mas também ações como a pesquisa do vírus da ZIKA e Dengue, desenvolvimento de fármacos para HIV e estudos sobre Clima.

"A expansão do Santos Dumont é um projeto que nos dá muito orgulho porque reforça o posicionamento da Atos como parceira confiável para os desafios digitais de corporações e entidades governamentais. Juntos com o LNCC apresentamos, pela segunda vez, o maior supercomputador da América Latina dedicado à pesquisa científica e ajudamos, assim, a colocar o Brasil na lista das nações com grande capacidade em Computadores de Alto Desempenho", conclui Nelson Campelo, CEO da Atos para a América do Sul.

O Consórcio de Libra opera o campo de Mero e é liderado pela Petrobras – com participação de 40% - em parceria com a Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%), e CNOOC Limited (10%). O Consórcio tem ainda a participação da companhia estatal Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), que exerce papel de gestora desse contrato.


Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

Icatu Seguros: mudar atendimento ao cliente para a nuvem foi decisão irreversível

Seguradora contratou a CXone, da NICE, para migrar, em tempo recorde, os seus funcionários para o trabalho remoto. "Tínhamos de não perder a qualidade e a eficiência e adaptar o serviço ao dia a dia das casas dos colaboradores", conta o diretor de Marketing e canais, Rafael Caetano.

Destaques
Destaques

Brasil investe muito pouco em Inteligência Artificial

O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.

AWS: Nuvem reduz custos em 61% e aumenta eficiência da TI em 74%

O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS. 



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O desafio de administrar toda a rede a partir da nuvem

Por Ed Solis*

De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões

Como controlar os gastos em nuvem pública?

Por Srinivasa Raghavan*

Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site