Clicky

Novas áreas locais reduzem DDDs no Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte

Convergência Digital ... 16/10/2019 ... Convergência Digital

A Agência Nacional de Telecomunicações criou a Área Local de Parnaíba, que abrange os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia e Cajueiro da Praia, no estado do Piauí. Isso significa que as chamadas realizadas entre os quatro municípios vão deixar de ser tarifadas como Longa Distância Nacional e passarão a ser tarifadas como locais. Nas contas da Anatel, a medida deve beneficiar mais de 200 mil moradores na nova área local.

A Resolução 713/2019 da agência também concede tratamento similar às localidades de Nova Descoberta e Nova Cruz, situadas respectivamente nos municípios de Logradouro no estado da Paraíba e de Nova Cruz no Rio Grande do Norte. Dessa forma, as chamadas realizadas entre essas localidades também passam a ter tratamento local. Na prática, o que se tem é a expansão das chamadas locais nessas duas regiões, pois os moradores já pagam tarifação local nas chamadas realizadas para seus próprios municípios.

Dada a necessidade de adequações nos sistemas das prestadoras de telecomunicações para a alteração da tarifação, a Anatel estabeleceu um prazo de 120 dias para a entrada em vigência das mudanças. Com isso, os efeitos devem ser sentidos pela população a partir de fevereiro de 2020. As mudanças devem-se à Anatel ter reconhecido a conurbação  nas regiões beneficiadas. 


Internet Móvel 3G 4G
Bradesco é primeiro banco privado a aderir ao login único do governo

Assim como acontece com os clientes do Banco do Brasil e Banrisul, será possível acessar serviços do portal Gov.br utilizando as mesmas credenciais para o banco por meio do QR Code. As ações de transformação digital no governo serão tema do 5X5 TecSummit, que acontece de 07 a 11 de dezembro. No dia 07 de dezembro, teremos a participação do secretário de governo digital, Luis Felipe Monteiro.

Oi é única a crescer na TV paga, mercado que encolhe há seis anos sem reagir

No acumulado de janeiro a outubro de 2020, já se foram mais 660 mil acessos perdidos no segmento – e quase 5 milhões desde o pico, em 2014. 

Anatel encerra ciclo de TACs em acordo fraco com Algar

Depois de fracassar na troca de multas por investimentos com Oi, Vivo e Claro, agência contabilizou sucesso somente com a TIM e permitiu à Algar cortar mais da metade do acerto inicialmente firmado. 

Anatel renova faixa de 850 MHz para Vivo, mas nega pedido de redução de preço

Empresa renovou apelo ao regulador para que fosse aplicada a regra do preço público ou ônus de 2%, ambos abaixo do valor de mercado.

STF julga inconstitucionais leis de BA e RJ sobre créditos pré pagos e cobrança de serviços

Mais uma vez, Supremo ressaltou que, ainda que importantes ações em defesa dos consumidores, normas estaduais não podem invadir a competência privativa da União de legislar sobre telecomunicações. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G