Clicky

INTERNET

Coleta de dados por gigantes da internet ameaça concorrência, diz FTC

Convergência Digital* ... 18/10/2019 ... Convergência Digital

Ao testemunhar no subcomitê antitruste do Congresso dos Estados Unidos sobre práticas das grandes empresas digitais do país – Google, Facebook, Amazon, Apple, etc – o comissário da Comissão Federal do Comércio (FTC na sigla em inglês) Rohit Chopra disparou nesta sexta, 18/10, que as grandes quantidades de dados de consumidores coletados por gigantes de tecnologia permitem que elas obtenham uma vantagem competitiva e representam uma ameaça à concorrência.

Os dados pessoais estão fortalecendo o domínio das empresas de tecnologia que oferecem serviços de graça, que em última análise “não são realmente gratuitos”, disse o comissário, um dos representantes indicados pelo partido Democrata no órgão de maioria Republicana. A Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados dos EUA promove uma investigação sobre práticas anticoncorrenciais. 

Segundo o diretor da FTC, pequenas multas e penalidades financeiras não serão o suficiente para lidar com as preocupações sobre o poder das grandes empresas de tecnologia, acrescentando que os reguladores precisarão examinar isso mais de perto. Vale lembrar que no início deste ano, a FTC multou o Facebook em US$ 5 bilhões, cerca de R$ 20 bilhões, por violações de privacidade online. 

Nos EUA, existem várias investigações em níveis federal, estadual e do Congresso para avaliar se Google, Facebook, Amazon, Apple usam sua influência considerável no mercado online ilegalmente para prejudicar rivais ou violar a lei antitruste. 

No início desta semana, os líderes do Comitê Judiciário da Câmara disseram que começaram a receber dados dessas empresas como parte de investigação sobre possíveis violações da lei antitruste pelas empresas.  O democrata David Cicilline, que preside o subcomitê antitruste, disse também nesta sexta-feira que o comitê recebeu “dezenas de milhares de documentos” e está esperando ainda mais.

* Com informações da Reuters


Revista Abranet 32 . set-nov 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
O ano de 2020 marca os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. PIX, Wi-Fi 6, LGPD, white spaces, numeração para SCM... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Facebook exclui 140 mil postagens com desinformação sobre eleições

Publicações desestimulavam voto ou continham informações erradas. Rede social também informa que rejeitou 250 mil anúncios que não deixavam claro se tratarem de propaganda política. 

WhatsApp bane mais de mil contas após denúncias recebidas em canal do TSE

Plataforma conjunta com o TSE recebeu 4759 denúncias de 27 de setembro a 15 de novembro.

Indicado de Bolsonaro suspende julgamento no STF sobre presidente bloquear cidadãos em redes sociais

Para o relator, Marco Aurélio Mello, Bolsonaro não pode impedir comentários uma vez que não se restringe a publicar temas de ordem pessoal. Kassio Nunes pediu destaque e adiou indefinidamente o julgamento. 

Tribunal de Contas Europeu admite falhas nas ações antitruste contra gigantes da internet

Relatório indica “capacidade limitada para acompanhar os mercados, detectar proativamente infrações às regras antitruste e verificar a exatidão das informações relativas às concentrações”.

Polícia fecha plataforma de streaming pirata com 775 mil usuários

Operação 404 aconteceu em 10 estados e já bloqueou, além da plataforma, cujo nome não foi revelado, 64 aplicativos de streaming e 252 sites por determinação judicial.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G