Pesquisa realizada pela divisão de Mídia da Nielsen Brasil em parceria com a Toluna, com foco em hábitos e tendências do consumo digital, indica que 42,8% dos brasileiros assistem a conteúdos de streaming todos dias, enquanto outros 43,9% tem essa prática ao menos uma vez por semana. Apenas 2,5% das pessoas declaram nunca assistir.
O levantamento aponta que o vídeo por streaming lidera como meio preferido entre os entrevistados: 73,5% dos que responderam afirmaram usar plataformas como Netflix, Globoplay e Amazon Prime, enquanto 63,8% utilizam sites de vídeos como YouTube e Vimeo, 61,5% TV aberta e 54,9% TV a cabo.
Entre os mais jovens, as plataformas de streaming são ainda mais fortes: 77,2% dos respondentes entre 24 a 35 anos usam estes serviços e, entre 16 a 23 anos, o percentual é de 76,8%. Por outro lado, a TV a cabo é a favorita para os entrevistados com mais de 56 anos (65,7%), enquanto a TV aberta é uma opção bastante considerada pela faixa de 46 a 55 anos (62,9%).
O YouTube lidera (89,4%), seguido de perto pela Netflix (86,6%). Em seguida aparecem Amazon Prime (40,2%), Globoplay (25,5%), Instagram TV (18,8%), Telecine Play (18,6%), HBO Go (14,3%) e Google Play (12,3%). Os demais serviços, como Apple TV, Globosat Play, Net Now, e Youtube Premium não chegaram a 10% da preferência.
Os smartphones se destacam não apenas sendo os equipamentos preferidos para assistir vídeos, mas também para compras online. O horário do dia que concentra maior venda no e-commerce no Brasil, das 9h às 15h, com 28,6% das vendas digitais, é também onde o smartphone tem liderança entre os devices mais utilizados: 86,2%, muito à frente dos notebooks (62%), desktops (40,4%), SmartTVs (39,5%), consoles de jogos (17,1%) e tablets (17%).
Os smartphones seguem de perto as grandes telas de TV na hora de ver vídeos de streaming ou baixados da internet. Enquanto os aparelhos de TV são a preferência de 76,6% dos pesquisados, os telefones respondem por 64,8%, à frente de laptop/notebook/desktop (56,3%), tablets (18,2%) e consoles de jogos (13%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 21,3% disseram estar muito confortável com anúncios durante a pandemia, e outros 22,5% responderam se sentir pouco confortável. Por outro lado, um grupo de 29,9% dos entrevistados apontaram ser “neutros” sobre a questão. Apenas 11,9% se classificaram como muito desconfortáveis com a publicidade em tempos de coronavírus e 15,4% um pouco confortável.
A pesquisa foi realizada em 30/6 deste ano, a partir de 1.260 entrevistas com brasileiros das classes A, B e C, maiores de 16 anos, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |
26/11/2020
5G permite um respiro à indústria de celulares
05/11/2020
Classes D e E só têm o celular para teletrabalho e aulas remotas
23/09/2020
No Brasil, 86,3% dos streamings são vistos em smartphones
08/09/2020
Mercado celular despenca 30,7% no 2º trimestre
03/03/2020
Smartphones: Huawei abre distância da Apple e se aproxima da Samsung
07/02/2020
Apple é multada por reduzir desempenho de iPhones antigos
14/01/2020
Mercado cinza de celulares dispara 537% no Brasil
05/12/2019
Mercado cinza de smartphones explode e cresce 500% no Brasil
22/10/2019
Chinesa Xiaomi promete lançar 10 celulares 5G em 2020
25/09/2019
Celulares mais simples vendem como nunca no 2º trimestre
Iniciativa conta com a parceria da ABDI e da Anatel, uma vez que duas radiofrequências serão avaliadas:uma, abaixo de 6 gigahertz (GHz), e, outra, mais alta, entre 27,5 GHz e 27,9 GHz.
Finalmente o 5G entrou na lista das dez previsões para os mercados de Tecnologia e Informação e Telecomunicações da IDC para 2021/2022. Consultoria prevê que a receita virá de novos negócios com IA, IoT, cloud, segurança, robótica e realidade aumentada e virtual.
Por Ivan Marzariolli*
A maioria das teles com 5G escolheu o que é chamado de implementação “não autônoma”. É um híbrido de 4G e 5G que permite oferecer muitos recursos 5G aos assinantes, enquanto ainda aproveita o investimento existente em seu core de pacote 4G. Operadoras estão ansiosas para aproveitar as vantagens do 5GC (SA ou autônomo) - maior agilidade de serviço e custos mais baixos.
05/03/2021
04/03/2021
03/03/2021
02/03/2021
02/03/2021
01/03/2021
27/02/2021
26/02/2021
25/02/2021
24/02/2021