Clicky

Home - Convergência Digital

Depois das falhas, TSE impede eleitor de baixar o e-Título no 2º turno das eleições municipais

Convergência Digital - 25/11/2020

Neste domingo (29), 57 municípios escolhem, em segundo turno, os prefeitos. E somente poderá utilizar o e-Título quem já tiver se cadastrado na ferramenta até a véspera. O cadastramento só voltará a ficar disponível na segunda-feira (30).

A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral depois das falhas apuradas no domingo, 15/11, na eleição do primeiro turno. O presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, chegou a dizer que faria uma investigação para saber se as falhas tinham sido provocadas por um erro de confecção do aplicativo, mas, até agora, não houve nenhuma justificativa apresentada formalmente pela Corte.

No dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. A ferramenta permite também ao eleitor checar a localização da seção eleitoral, que pode ter mudado devido a remanejamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O e-Título também permite justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral. Nesses casos, o aplicativo se vale do georreferenciamento presente nos celulares. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer dispensar o eleitor de realizar o procedimento presencialmente.

No primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, o e-Título apresentou falhas. Muitos eleitores reclamaram por não conseguir justificar a ausência por meio do aplicativo. Informações oficiais deram conta que apenas na parte da manhã do domingo do primeiro turno foram feitos mais de 12 milhões de downloads. Na ocasião, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a instabilidade se devia aos downloads e cadastros de última hora, que sobrecarregaram o sistema, mas também admitiu que os ataques hackers- controlados pelas teles- também causaram instabilidade no acesso à ferramenta.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

19/01/2021
Site do STF fica instável. Corte nega ataque e alega 'falha de um equipamento'

18/01/2021
TRF que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul sofre ataque hacker

12/01/2021
Ultrapar sofre ataque hacker e paralisa parcialmente as operações

10/12/2020
Open Source: falta de atualização abre brecha para ataque hackers

09/12/2020
Embraer nega à CVM o pagamento de resgate aos hackers

08/12/2020
Hackers começam a vazar dados da Embraer

03/12/2020
WhatsApp baniu 360 mil contas por disparo de mensagens em massa no período eleitoral

02/12/2020
Ministério da Saúde tem nova falha e vaza dados de mais de 200 milhões de brasileiros

01/12/2020
Oi fornece 1400 links em 3887 municípios para eleições 2020

01/12/2020
Embraer leva cinco dias para divulgar à CVM um ataque cibernético

Destaques
Destaques

Uso da faixa de 700 MHz deixa 4G disponível 80% do tempo no Brasil

Segundo a mais recente análise da OpenSignal, TIM tem a rede de quarta geração com maior disponibilidade, 88,2%, à frente da Claro (79%) e Vivo (79,5%), Oi (70,2%). 

Um em cada quatro acessos móveis na América Latina será 5G até 2026

Nova edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson aponta que até o final de 2020, mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo já estará usando 5G. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Edição de genes: como o 'reparo' do DNA pelo CRISPR impulsionará a Agricultura

Por Eduardo Prado*

Técnica permite o 'reparo' do DNA com altíssima precisão, o que permite, por exemplo, consertar 'mutações defeituosas' do DNA. A aparecimento da técnica deu um grande alento para o tratamento de doenças genéticas complexas. Estima-se que 6.000 doenças genéticas são causadas por mutações defeituosas, e apenas 5% delas pode ser tratada atualmente (sic!) ..


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site