Clicky

INTERNET

Congresso aprova teletrabalho obrigatório para gestantes durante pandemia

Convergência Digital* ... 16/04/2021 ... Convergência Digital

O Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 3.932/2020, que exige regime de teletrabalho às trabalhadoras gestantes durante a pandemia de Covid-19. Como não houve mudanças de conteúdo no texto aprovado pela Câmara, o projeto vai à sanção presidencial.

Apresentado pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), o projeto estabelece ainda que a substituição do trabalho presencial pelo remoto para a trabalhadora gestante deverá ocorrer sem redução de salário. 

"Não é exagero afirmar que o maior risco laboral a que o trabalhador encontra-se sujeito atualmente é a contaminação por Covid-19. Além do risco decorrente do contato físico, o trabalhador, na grande maioria das vezes, depende da utilização de transportes públicos lotados para se deslocar. A permanência em ônibus e metrôs abarrotados de pessoas, a toda evidência, majora exponencialmente as chances de contaminação pela covid-19”, apontou a relatora do projeto, Nilda Gondim (MDB-PB). 

O texto prevê que “durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada de atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração”. 

O PL foi aprovado, mas durante a votação no Sendo foram apresentadas queixas em relação ao projeto, todas feitas por parlamentares homens. As reclamações foram no sentido de que a medida não deveria valer para o caso de empregadas domésticas. Ou que pequenas empresas não terão como arcar com o salario integral da funcionária afastada. 

* Com informações da Agência Senado


Revista Abranet 34 . mai/jun/jul 2021
Veja a Revista Abranet nº 34
Redes neutras, Wi-Fi 6, tendências das compras com cartão de crédito, DPO como serviço, Regulamentação de segurança cibernética, dólar e pandemia, Leilão do 5G... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

ABNT vai certificar empresas adequadas à LGPD

Pesquisa mostra que apenas 13% das empresas dizem atender a mais de 80% dos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Para a certificação, a ABNT elaborou uma Lista de Verificação e Conformidade, com os requisitos que fazem parte do procedimento de certificação.

Juízes de SP adotam sistema do NIC.br para resolver conflitos na Internet

Plataforma permite que magistrados peçam respostas ou notas técnicas sobre assuntos da rede tratados em processos judiciais. 

Calúnia, injúria ou difamação em redes sociais tem pena triplicada

Com a derrubada de vetos de Jair Bolsonaro à chamada Lei Anticrime, volta a valer o agravante aos crimes contra honra se "divulgado em quaisquer modalidades das redes sociais". 

STJ decide que condomínios podem impedir aluguel via AirBnB

Maioria divergiu do relator e entendeu que se a convenção prevê uso residencial, não é possível uso como hospedagem remunerada. 

HelpSystems mira LGPD e investe em classificação de dados

Finalizada a incorporação dos fornecedores Titus, Boldon James e Vera, a provedora ganha presença nacional e avança no segmento de classificação de informações confidenciais.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G