Clicky

SEGURANÇA

Militares criam sistema integrado de defesa cibernética

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/11/2020 ... Convergência Digital

Uma portaria publicada nesta sexta, 20/11, pelo Ministério da Defesa estabelece o Sistema Militar de Defesa Cibernética, que reúne instalações, equipamentos, doutrina, procedimentos, tecnologias, serviços e pessoal essenciais para realizar ações voltadas para assegurar o uso efetivo do espaço cibernético pela Defesa Nacional, bem como impedir ou dificultar ações hostis contra seus interesses.

O órgão central do Sistema é o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), comando operacional conjunto, permanentemente ativado e com capacidade interagências.

O SMDC é composto, assim, pelo próprio ComDCiber, como órgão central; pelas estruturas de Defesa Cibernética das Forças Singulares; pelas estruturas de Guerra Cibernética dos Comandos Operacionais ativados; e ainda outras estruturas inseridas no Sistema, incluindo setores da administração central e organizações ligadas ao Ministério da Defesa.

Além disso, é previsto que o ComDCiber deverá interagir não apenas internamente, mas também fora do setor de Defesa, notadamente com o Fabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, na defesa das infraestruturas críticas nacionais, na elaboração de normas, e como ligação junto ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). 

Além do GSI, também é prevista interação com as estruturas de tratamento de incidentes de redes externas ao SMDC e outras organizações de interesse para manutenção de canal técnico permanente bem como demais instituições nacionais e internacionais, para atividades relacionadas ao Setor Cibernético.


Fabricante de cabos de fibra ótica no Brasil sofre ataque hacker

A Belden, dona da Poliron no Brasil, e fabricante local de fibra ótica e equipamentos de redes usados nos setores de transporte, petróleo e gás, entre outros, assumiu que teve os servidores invadidos nesta terça-feira, 24/11.

Militares criam sistema integrado de defesa cibernética

Comando de Defesa Cibernética, já existente, será o órgão central e comando operacional das estruturas de cada uma das Forças. 

TSE admite que ataques hackers podem ter causado instabilidade no e-Título

Tribunal criou uma comissão, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, para acompanhar as investigações sobre ação de hackers. Em nota, o TSE diz que que 'as investidas cibernéticas podem ter ocasionado instabilidades no aplicativo e-Título e no sistema de processo judicial eletrônico (PJe)'.

Muitas empresas só planejam segurança quando dói no bolso e na carne

O diretor da Microhard, Glicério Ruas, diz que a conscientização é o maior gargalo dentro das corporações. Segundo ele, muitas acham que basta ter um antivírus, quando o maior risco, hoje, está na vulnerabilidade de aplicativo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G