Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o diretor geral para o setor público da AWS Brasil, Paulo Cunha, diz que os planos da AWS são o de estar cada vez mais presente no datacenter do cliente. "A cloud híbrida nos permite estar com serviço dentro do datacenter do cliente. O objetivo é o de invadir o on premises e fazer com que a migração passe a ser cada vez mais completa e integrada", relata Paulo Cunha.
O executivo acredita que 2021 vai acontecer com a mesma aceleração percebida em 2020, muito até em função da pandemia de Covid-19. Cunha lembra que a aceleração se deu em três etapas: o desespero do home office; a passagem para entender como se ganha elasticidade e rapidez para as aplicações e o terceiro momento, que vivemos, que é o da análise dos dados coletados para se perguntar quais deles são efetivamente válidos para o negócio. "Certo é que as empresas entenderam que a nuvem dá segurança, rapidez e é o pilar da inovação", adiciona o executivo da AWS Brasil.
Um exemplo foi a convocação feita pelo Ministério da Saúde para migrar uma aplicação on premises para o ambiente de nuvem. "Elevamos esse aplicativo para 3,5 milhões de brasileiros e, hoje, esse aplicativo é usado na América Latina. Ele saiu do on premises para a nuvem e ganhou o mundo", conta Paulo Cunha.
AWS Brasil se prepara para a disputa pelo mercado de nuvem governamental
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais vai acelerar o uso da nuvem em 2021, projeta o diretor geral para serviços públicos da AWS Brasil, Paulo Cunha. Isso porque, diz, as empresas vão tratar de forma mais responsável os dados de terceiros e a nuvem permite a realização de testes rápidos e é o melhor ambiente para se criar as políticas de segurança para a LGPD dentro de cada negócios.
Com relação ao mercado, a AWS se posiciona de forma muito efetiva: vai participar da licitação do governo - adiada de dezembro para janeiro 2021. "Vamos nos esforçar para ser o melhor provedor de governo e para criar normativas necessárias para se ter um ambiente mais inovador na vertical governo". Assistam.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.