O Mercado Livre, companhia de comércio eletrônico e pagamentos digitais na América Latina, escolheu a plataforma do Google Cloud para suportar seu sistema de missão crítica SAP. Empresa também vai usar a solução BigQuery, voltada à transformação. Os valores do contrato não foram revelados.
"O programa de modernização da infraestrutura SAP para S/4HANA envolve múltiplas implementações de modelos distintos para suportar o crescimento das operações e a maior complexidade dos processos de negócio nos principais mercados da América Latina. Ao longo do programa, faremos a migração total dos dados da plataforma SAP para Google Cloud", explica Dereck Dougall, Diretor de Sistemas Administrativos do Mercado Livre. "Segurança, escalabilidade e disponibilidade são os três pilares do nosso processo de implementação de SAP S/4HANA baseado nas soluções do Google Cloud", completa.
Para o gerente geral do Google Cloud para Argentina e Uruguai, Rodrigo Ponce, o contrato para a missão crítica SAP fortalece a aliança entre as partes já consolidada em projetos de dados, analytics, inteligência artificial, infraestrutura multicloud e plataforma colaborativa.
O executivo destaca que o principal desafio é adaptar a infraestrutura ao crescimento exponencial do volume de informações e transações, sem interromper a operação de um sistema crítico como o SAP, para a implantação do SAP S/4HANA na nuvem do Google Cloud.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.