Clicky

INTERNET

Trabalho e aula online puxam alta de notebooks e tablets: 8,8% e 11,7% em 2021

Convergência Digital ... 05/04/2021 ... Convergência Digital

O número de dispositivos – PCs, tablets, celulares – em uso ao redor do planeta vai crescer em 125 milhões de unidades em 2021, chegando a 6,2 bilhões, de acordo com dados da consultoria Gartner. A avaliação é de que a demanda de teletrabalho e ensino remoto aumentou a quantidade de equipamentos. 

“A pandemia Covid-19 mudou permanentemente os padrões de uso de dispositivos por funcionários e consumidores. Com o trabalho remoto se transformando em trabalho híbrido, a educação doméstica se transformando em educação digital e os jogos interativos migrando para a nuvem, os tipos e o número de dispositivos que as pessoas precisam, têm e usam continuarão a aumentar”, aponta o diretor sênior de pesquisa da Gartner, Ranjit Atwal.

Em 2022, a base global instalada de dispositivos deverá atingir 6,4 bilhões de unidades, um aumento de 3,2% em relação a 2021. Embora a mudança para o trabalho remoto tenha destacado o declínio dos desktops, o uso de tablets e laptops aumentou. 

Em 2021, o número de laptops e tablets em uso aumentará 8,8% e 11,7%, respectivamente, enquanto o número de PCs desktop em uso deverá diminuir de 522 milhões em uso em 2020 para uma previsão de 470 milhões em uso em 2022.

Os dados sugerem que apesar da queda de 2,6% em 2020, a base instalada de smartphones voltará a crescer, com aumento de 1% em 2021. “Com mais variedade e escolha, e smartphones 5G mais baratos para escolher, os consumidores têm começaram a atualizar seus smartphones ou a partir de telefones convencionais. O smartphone também é uma ferramenta fundamental que as pessoas usam para se comunicar e compartilhar momentos durante o distanciamento e isolamento social.”

A integração da vida pessoal e profissional, juntamente com uma força de trabalho muito mais dispersa, requer flexibilidade na escolha do dispositivo. Os trabalhadores estão cada vez mais usando uma combinação de dispositivos de propriedade da empresa e seus próprios dispositivos pessoais executados no Chrome, iOS e Android, o que está aumentando a complexidade do serviço e suporte de TI.

“A conectividade já é um problema para muitos usuários que trabalham remotamente. Mas, à medida que a mobilidade retorna à força de trabalho, a necessidade de equipar os funcionários com as ferramentas certas para trabalhar em qualquer lugar será crucial. Ademanda por laptops 4G / 5G conectados e outros dispositivos aumentará conforme a justificativa de negócios aumenta.”


Revista Abranet 33 . jan-mar 2021
Veja a Revista Abranet nº 33
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe a contratação de um DPO (Data Protection Officer), profissional que tende a ficar cada vez mais requisitado e valorizado... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Idec cobra ANPD, Senacon e Cade por medidas contra mudanças no WhatsApp

Entidade de defesa do consumidor alega que por não permitir consentimento, nova política de privacidade e termos de uso violam LGPD. Novo modelo da OTT está previsto para vigorar a partir do dia 15 de maio.

Internet das Coisas desafia a privacidade e a governança da Internet

A afirmação é da professora da Escola de Comunicação da American University, Laura DeNardis, que participou da Seminário Internacional de Governança da Internet. Especialistas afirmam que confundir governo com governança é um erro grave e ameaça o ecossistema.

Agora é lei. Perseguição na Internet pode levar a até dois anos de prisão

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei que inclui no Código Penal a modalidade do crime de 'stalking1, prática de perseguição de pessoas na Internet. Penalidade pode ser acrescida em 50% se o crime for direcionado a mulhres e as crianças.

Brasil é top 5 entre os países que mais mandam tirar conteúdo do Google

País é o único citado na América Latina, mas deixou a segunda posição nas solicitações de retirada de informações da internet, independente de serem verídicas ou não. Maior parte dos pedidos é ligada à difamação.

MOB Telecom investe em core de 2,4TB instalados entre Fortaleza e São Paulo

Com presença forte no Nordeste, mas com presença em 14 estados, investitu R$ 3 milhões no reforço à infraestrutura.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G