Home - Convergência Digital

App de Inteligência Artificial feito por alunos do SENAI-SP vence competição mundial

Convergência Digital - 07/04/2021

O projeto dos alunos do SENAI-SP, o aplicativo de inteligência artificial "SecurFace", é vencedor da Global Imagine CUP, competição mundial de tecnologia e inovação da Microsoft para estudantes, que desenvolve soluções por meio da plataforma Microsoft Azure.

Nesta edição, a competição foi 100% online por conta da pandemia Covid-19, contou com mais de 200 mil pessoas do mundo todo e o Brasil foi representado por 932 equipes. Por isso, é com muito orgulho que a equipe celebra a vitória na competição por estar entre os cinco melhores projetos globais.

A conquista é da equipe do SENAI-SP "Escola e Núcleo de Tecnologia Senai Santos Dumont", de São José dos Campos, formada por Danilo Almeida - Coordenador de Práticas Pedagógicas-, e os alunos do curso "Técnico em Desenvolvimento de Sistemas": Vinícius Lustosa, Thiago Conceição, Pedro Augusto.

O projeto inscrito no Imagine Cup surgiu da necessidade de otimizar processos de gestão escolar (para escolas e faculdades, por exemplo) cuja realidade é ausência de sistema informatizado, identificação manual dos alunos, dificuldade em consultar informações sobre os alunos e método pouco eficiente para criar formulários estudantis.

Assim, o app propõe usar a máquina virtual como recurso e, por meio do reconhecimento facial, trazer mais segurança, flexibilidade, redução de custos e melhor aproveitamento dos equipamentos. O "SecurFace" utiliza dados em nuvem (IoT), através da plataforma Microsoft Azure, para identificação de qualquer pessoa de forma detalhada utilizando um software robusto (em nuvem) em um equipamento simples como um smartphone.

A introdução do aplicativo no mercado será feita via marketing digital para venda da licença, utilizando o SaaS (software como serviço) que, atualmente, tem sido uma das principais formas que as empresas utilizam para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Não é a primeira vez que o SENAI-SP tem equipe vencedora na competição internacional Microsoft Imagine CUP. Em 2019, a equipe "Speex", formada na Escola SENAI de Informática, em São Paulo, representou a instituição na final da disputa global e venceu na categoria de melhor startup por votação popular (People's Choice Awards America), em Seattle, nos Estados Unidos. Mas é a primeira vez que os alunos do SENAI-SP estiveram na disputa da categoria educação, em que o app "SecurFace" concorreu.

A Imagine Cup já reuniu mais de dois milhões de estudantes em mais de 150 países, inclusive do Brasil. Estar entre as cinco melhores equipes do mundo certifica a qualidade do ensino, do corpo docente e dos alunos do SENAI-SP.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

13/04/2021
Supercomputação definida por software chega ao mercado em 2023

13/04/2021
TSE busca soluções de inteligência artificial na Justiça Eleitoral

12/04/2021
Microsoft investe R$ 111 bilhões para comprar empresa de IA

09/04/2021
Estratégia de Inteligência Artificial propõe sandbox regulatório em segurança pública

09/04/2021
SINE vai usar IA da Microsoft para cruzar dados em busca de empregos

07/04/2021
App de Inteligência Artificial feito por alunos do SENAI-SP vence competição mundial

05/04/2021
SADIA, da BRF, investe em Inteligência Artificial na relação com clientes

25/03/2021
Lei de Informática permitiu ao Brasil ter maior infraestrutura de IA na América Latina

19/03/2021
IA² MCTI lança edital voltado para inovação aberta com Inteligência Artificial

17/03/2021
SABESP faz projeto-piloto que une cloud, IoT e Inteligência Artificial

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Muito além do modismo. Muito prazer, Python!

Por Guilherme Lima*

Além de aumentar a produtividade do desenvolvedor, muitas vezes, a linguagem Python vai além de linguagens compiladas ou estaticamente tipadas, como C, C ++ e Java. É importante lembrar que o código Python tem, normalmente, de um terço a um quinto do tamanho do código C ++ ou Java, por exemplo. Isso significa que há menos para digitar, depurar e menos para manter após o fato.

Destaques
Destaques

TIC incorporou 59 mil novos profissionais e gerou 1,62 milhão de empregos em 2020

Apesar da adversidade econômica e social com a Covid-19, TIC manteve a empregabilidade em alta. "Respondemos à desoneração da folha de pagamentos cumprindo o que nos cabia. Gerar empregos", afirmou o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

Marcos Pontes: O Brasil dá muito pouco valor ao ensino técnico

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação advertiu que no Brasil esse apoio está muito aquém do desejado. Marcos Pontes também defendeu a concessão de incentivo para a contratação de mestres e doutores pelas empresas privadas.

Receita Federal: Saiba como declarar jornada reduzida no Imposto de Renda

A maior parte dos funcionários do setor de TICs foi incluído no Benefício Emergencial de Preservação de Emprego e da Renda (BEm) em 2020 como medida para aliviar o impacto econômico da Covid-19. Fisco orienta como acertar as contas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site