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Com internet fixa restrita, TIM vê Claro ampliar distância durante a pandemia

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/04/2021 ... Convergência Digital

No ano de 2020, a Claro aumentou a vantagem como a segunda prestadora em acessos. A prestadora esteve próxima da TIM em acessos desde que assumiu o segundo lugar em Market share de acessos em 2017. Em 2020, no entanto, a vantagem da Claro em relação à TIM aumentou. É o que aponta o Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicações, com dados de 2020, divulgado pela Anatel nesta segunda, 19/4.

A agência aponta que a TIM foi a prestadora com Poder de Mercado Significativo que perdeu a maior quantidade de acessos ao longo do ano passado, enquanto a Claro foi a que mais ganhou. A Oi foi a outra prestadora que registrou diminuição em acessos, perdendo uma pequena quantidade cerca de 140 mil acessos.

Em números, Claro e TIM começaram 2020 praticamente empatadas, com 54,48 milhões versus 54,44 milhões de clientes, respectivamente. O desempenho ao longo do ano passado, porém, foi diametralmente oposto. A TIM perdeu 3 milhões de acessos no período, enquanto a Claro ganhou 5,7 milhões. 

Como fatia do mercado, significa dizer que ambas detinham 24% do mercado de telefonia celular ao fim de 2019. Quando 2020 terminou, a Claro passou a concentrar 25,7% dos acessos móveis, enquanto a participação da TIM caiu para 21,9%. Ambas seguem atrás da Vivo, que também cresceu, para 33,5%, com 78,5 milhões de acessos. 

Segundo o relatório da Anatel, a pandemia de Covid-19 e rotinas de teletrabalho e quarentena podem ser uma das causas da queda de acessos da TIM. Com pessoas passando mais tempo em casa, verificou-se aumento nos acessos de TV por Assinatura e os usuários tendem a utilizar mais o WiFi do seu plano de Banda Larga Fixa. Sob essa ótica, a TIM está atrás de Claro e Vivo, uma vez que sua atuação no mercado de Banda Larga Fixa é restrita a um pequeno grupo de municípios. 

“Assim, a empresa não tem o apelo de um plano triple play (Banda Larga Fixa, Telefonia Móvel e TV por Assinatura) para oferecer a seus clientes nesse período em que as pessoas estão passando a grande maioria de seu tempo em casa”, aponta o relatório da Anatel. 


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