Clicky

GOVERNO

Sem justificativa, Ceitec demite porta voz dos servidores contra liquidação

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/04/2021 ... Convergência Digital

Sem aviso, e sem apresentar justificativa, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, Ceitec, publicou nesta segunda, 19/4, a primeira demissão efetiva. E o alvo foi o principal opositor do fechamento da empresa, o engenheiro Julio Leão. 

O ato, publicado no Diário Oficial da União desta segunda, traz um segundo nome, mas de uma servidora que já tinha deixado efetivamente a estatal há mais de dois anos. Antes disso, uma única demissão, esta por justa causa, já tinha sido publicada durante o processo de liquidação. 

Esse ato não traz qualquer detalhe sobre os motivos da exoneração, além de ser assinado pelo capitão de fragata reformado Abilio Andrade Neto, que é o liquidante nomeado do Ceitec. Mas a dúvida sobre as demissões também se dá pelo fato de que não existe sequer um plano de liquidação aprovado. 

“Como sou servidor concursado e não existe um processo administrativo para minha exoneração, assim como sequer o plano de liquidação foi aprovado, parece retaliação”, afirma o engenheiro Julio Leão, porta voz da Associação dos Colaboradores do Ceitec (Acceitec) e face mais visível da resistência dos funcionários contra o fechamento da estatal do chip. 

Procurada, a direção do Ceitec não respondeu aos pedidos de informações sobre o ato publicado nesta segunda. Tampouco respondeu o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, pasta a qual o Ceitec é ligado. Igualmente não foi esclarecido se a promessa de criação de uma Organização Social para absorver os pesquisadores foi descartada, apesar de prevista em Decreto

A falta de um plano de liquidação foi admitida pelo próprio Ceitec na semana passada, quando informou ter encaminhado uma proposta para o Ministério da Economia, mas ainda sem resposta sobre sua validação. A pasta, no entanto, já divulgou que gostaria de ver a estatal encerrada em 12 meses. 

Vale lembrar, porém, que números do próprio governo apontam que desmontar o Ceitec – que vai exigir o descomissionamento de sala-limpa, químicos, etc – tem custo maior que manter a estatal por mais quatro anos, quando as projeções indicam que a empresa passaria a operar no azul. 

Com pós-doutorado na U.C. Berkeley (EUA), PhD no IMEC (Bélgica), mestrado em Computação e Engenheiro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Julio Leão tem 2,5 mil citações e sete patentes. 


LGPD: cidadão vai controlar dados pessoais pelo portal Gov.br

Promessa é secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. Plataforma permitirá ao cidadão revogar autorizações, ou reclamar à CGU.

Economia será o 'tinder' do financiamento para evitar desperdício no governo digital

“Não faz sentido um estado investir em uma identidade digital se já temos uma no governo, ou dois municípios gastarem com plataforma de gestão de tributo local”, explica o secretário Luis Felipe Monteiro.

Estados e municípios vão ficar com US$ 1 bilhão do BID para digitalização

Ao Convergência Digital, o secretário de governo digital, Luis Felipe Monteiro, assegura: “Impacto na economia vai chegar a R$ 100 bilhões."

Deputados aprovam urgência para o PL de privatização dos Correios

União teria a obrigação de  prover o serviço postal universal, que inclui encomendas simples, cartas e telegramas. Todos os outros produtos poderão, se o PL 591/21 for de fato aprovado no Congresso Nacional, serem repassados à iniciativa privada.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G