Clicky

SEGURANÇA

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul sofre ataque de ransomware

Convergência Digital ... 29/04/2021 ... Convergência Digital

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi vítima de um ataque cibernético. A confirmação foi feita por meio de um post no Twitter. Ao G1, o desembargador Antonio Vinicius Silveira, do Conselho de Comunicação do TJ-RS, admitiu que foi um ataque de ransomware: “A questão é muito grave. Nós nunca enfrentamos esse tipo de problema, nessa dimensão. Os sistemas foram invadidos e arquivos corrompidos e nós estamos ainda sob ataque, permanecemos sob ataque. Não temos segurança ainda para dizer quando podemos retomar a operação dos sistemas de forma normal”, disse ele.

No post do Twitter, o órgão informou: “O TJRS informa que enfrenta instabilidade nos sistemas de informática. A equipe de segurança de sistemas orienta aos usuários internos a não acessarem os computadores de forma remota, nem se logarem nos computadores dentro da rede do TJ”.

O site do tribunal está operando, mas apresenta instabilidade. Em comunicados, o órgão informou a suspensão dos prazos nos processos e que não há prazo para o restabelecimento dos sistemas. Em comunicado oficial, o tribunal sustenta que “estão sendo adotadas todas as medidas possíveis para o breve restabelecimento da normalidade, bem como para a identificação das causas e dos autores do ato criminoso (…) Equipes técnicas e o Núcleo de Inteligência do TJ-RS estão trabalhando,  bem como está sendo solicitado apoio especializado do Conselho Nacional de Justiça na área”.

O órgão orientou os servidores a não acessarem a rede mesmo remotamente, já que houve relatos de problemas com os computadores de alguns funcionários que fizeram esse tipo de acesso.

*Com portal G1 e Ciso Advisor


Depois de sofrer ataques pesados, CNJ define estratégia de cibersegurança

Relator da política, o presidente do CNJ e do STF, Luiz Fux, destacou que ataques são cada vez mais frequentes e avançados, com alto potencial de prejuízo.

Cidade de São Paulo vai às compras de câmeras públicas

Hoje são cerca de 3500 em atividade e o planejamento é de duplicar esse número na nova licitação, informa Dalmo Álamo, da secretaria municipal de segurança pública da cidade de São Paulo. Os drones também estão fazendo a diferença.

Brasileiros acham um tédio fazer atualização de segurança em PCs e celulares

Tarefa é considerada tediosa para 42%. Sete em cada 10 não veem riscos ao adiar atualizações.

GSI exige orçamento e atualização tecnológica para segurança da informação

Nova instrução normativa manda órgãos federais mapearem ativos de informação e fazerem testes anuais em planos de continuidade para o casos de indisponibilidade de sistemas.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G