Clicky

SEGURANÇA

Ataque de ransomware derruba maior oleoduto dos EUA

Convergência Digital* ... 10/05/2021 ... Convergência Digital

Um ataque de ransomware levou a maior operadora de dutos de combustível dos Estados Unidos a desligar toda a sua rede desde sexta-feira, 7/5. O sistema que transporta 2,5 milhões de barris por dia, é responsável por 45% do suprimento de diesel, gasolina e combustível de aviação da Costa Leste do país – o duto liga Houston, no Texas, a Linden, em Nova Jérsei.

A Colonial Pipeline disse em um comunicado que suspendeu temporariamente todas as suas operações de dutos após saber que havia sido atingida por um ataque cibernético a alguns de seus sistemas de TI. Como resultado, , “colocou de forma proativa certos sistemas off-line para conter a ameaça”. No sábado, a empresa confirmou que o ataque “envolve ransomware”.

“Isso ressalta a ameaça que o ransomware representa para as organizações, independentemente do tamanho ou setor. Encorajamos todas as organizações a tomar medidas para fortalecer a segurança cibernética para reduzir sua exposição a esses tipos de ameaças”, afirmou o diretor-assistente da divisão de segurança cibernética do Departamento de Segurança da Pátria (DHS), Eric Goldstein.

Nesta segunda, 10/5, o FBI, a polícia federal dos EUA, confirmou oficialmente que o grupo europeu de cibercriminosos DarkSide foi responsável pelo ataque. O próprio grupo postou na web que a intenção do ataque é financeira, não terrorista. “Nosso objetivo é ganhar dinheiro e não criar problemas para a sociedade.” 

O grupo também indicou não ter conhecimento de que a Colonial seria alvo de um ataque promovido por um dos seus afiliados: “A partir de hoje, introduzimos a moderação e verificamos cada empresa que os nossos parceiros pretendam encriptar para evitar consequências sociais no futuro.”

O governo dos EUA relaxou as regras sobre o transporte rodoviário de combustível, o que significa que os motoristas em 18 estados podem trabalhar em horários extras ou mais flexíveis no transporte de produtos petrolíferos refinados. 

Os hackers tentaram obter quase 100 gigabytes de dados como reféns. O sistema de computação em nuvem que os hackers usaram para coletar os dados foi colocado offline no sábado, informou a Reuters. No domingo, a Colonial disse que embora seus quatro dutos principais permaneçam offline, algumas linhas menores entre terminais e pontos de entrega já estão operacionais.

* Com informações do Washington Post e da BBC


Depois de sofrer ataques pesados, CNJ define estratégia de cibersegurança

Relator da política, o presidente do CNJ e do STF, Luiz Fux, destacou que ataques são cada vez mais frequentes e avançados, com alto potencial de prejuízo.

Cidade de São Paulo vai às compras de câmeras públicas

Hoje são cerca de 3500 em atividade e o planejamento é de duplicar esse número na nova licitação, informa Dalmo Álamo, da secretaria municipal de segurança pública da cidade de São Paulo. Os drones também estão fazendo a diferença.

Brasileiros acham um tédio fazer atualização de segurança em PCs e celulares

Tarefa é considerada tediosa para 42%. Sete em cada 10 não veem riscos ao adiar atualizações.

GSI exige orçamento e atualização tecnológica para segurança da informação

Nova instrução normativa manda órgãos federais mapearem ativos de informação e fazerem testes anuais em planos de continuidade para o casos de indisponibilidade de sistemas.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G