Clicky

INOVAÇÃO

Banco Central cria regra para devolução de valores no Pix

Convergência Digital* ... 08/06/2021 ... Convergência Digital

O Banco Central aprovou a criação do Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que entra em operação em 16 de novembro deste 2021, quando o pagamento instantâneo brasileiro completa um ano. A criação do mecanismo padroniza as regras e os procedimentos para viabilizar a devolução de valores nos casos em que exista fundada suspeita de fraude ou nas situações em que se verifique falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação.

A devolução poderá ser iniciada pelo prestador de serviço de pagamento (PSP) do usuário recebedor, por iniciativa própria ou por solicitação do PSP do usuário pagador. Desde o lançamento do Pix, está disponível funcionalidade de devolução que permite que o usuário recebedor devolva, total ou parcialmente, os valores de uma transação. Entretanto, não havia previsão de que a devolução fosse iniciada pela instituição de relacionamento do usuário recebedor. A norma está na Resolução BCB Nº 103.

Assim, atualmente, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais, de forma a efetuar as comunicações relacionadas a solicitações e recebimentos de pedidos de devoluções, dificultando o processo e aumentando o tempo necessário para que o caso seja analisado e finalizado, reduzindo a eficácia das devoluções.

O estabelecimento do mecanismo especial de devolução dará mais celeridade e eficiência ao processo de devolução, aumentando a possibilidade dos usuários reaverem os valores nos casos de fraude. A instituição que efetuar uma devolução utilizando-se do mecanismo especial, precisará notificar tempestivamente o usuário quanto a realização do débito na conta. Além disso, a transação constará do extrato das movimentações.

* Com informações do BC


Cloud Computing
Startup nacional de analytics recebe aporte de R$ 15 milhões

Machine learning e data mining compõem as duas novas soluções que estão sendo lançadas pela Evollo para entender, real time, gaps da equipe operacional e personalizar a abordagem de áreas como atendimento ao cliente, vendas e cobrança.

TCS troca identidade digital por soluções de Blockchain

Fornecedora de serviços de TI vai projetar soluções para Saúde, Energia, Educação e Serviços Financeiros na América Latina em parceria com a LACCHain, iniciativa do BIT Lab.

IA vai além do diferencial competitivo: ela ditará a sobrevivência das empresas

Ayesha Khanna, cofunddora e CEO da ADDO AI, diz que Inteligência Artificial faz diferença ao ser centrada no cliente; para a redução de riscos e combate à fraude; para a melhoria dos processos e para fomentar a inovação.

Blockchain vai compartilhar dados de forma segura, escalável e em tempo real

A tecnologia pode estar, agora, vivendo um momento de baixa, mas ela será crucial para os próximos passos, decretou o diretor para tecnologia da Accenture, Fernando Taniguti. "Blockchain, IA e nuvem pública viabilizam a mudança que estamos esperando", reforçou.

Banco do Brasil: Sem profissionais de software, Brasil padece na economia digital

O gerente executivo do DITEC, Igor Regis, lembra ainda que o Internet Banking foi atropelado pelo Mobile Banking e diz que duas tecnologias desafiam o setor financeiro: Blockchain e computação em nuvem.

Apenas 7% das indústrias têm planos de transformação digital

A jornada digital está muito mais no discurso do que na prática, pontua estudo da Accenture. Tanto que somente 11% das entrevistadas estão avançadas em vendas digitais. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G