“A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços”, afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.
O cidadão quer rapidez, quer interatividade, quer privacidade dos dados, mas quer também ser atendido com qualidade, observa o VP da Oracle Brasil, Rodrigo Solon. A computação em nuvem, ressalta o executivo, foi a responsável pela massificação dos serviços públicos digitais.
Para Ronaldo Lemos, advogado e pesquisador visitante do MIT Media Lab, o País avançou, mas ainda está aquém do seu potencial digital. “O Brasil tem de se preparar para competir na oferta de serviços públicos”, observou.
Para o diretor da hub de inovação BrazilLab, Guilherme Dominguez, incorporar uma nova forma de contratação é necessária para fugir da armadilha legal que inibe inovações nas compras governamentais.
“Sem desenvolvimento, sem ajudar aos empreendedores, o governo não se sustenta. Mas a Lei de Inovação foi criada para evitar risco e a inovação tem risco dentro dela”, aponta o superintendente de CT&I de Florianópolis, Marcus Rocha.
Pandemia forçou spinoff de startup brasileira de turismo e criação do Smart Track. “Enquanto Google e Apple pensavam em desenvolver, nós já tínhamos sistema operando. Somos a única plataforma mundial que faz rastreamento sem geolocalizacao”, diz a CEO Jucelha Carvalho.
“A ANAC já usa e estamos buscando outas agências”, antecipa a coordenadora geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Daniela Cardoso. Sistema já soma mais de dois milhões de usuários ativos e 850 empresas cadastradas.
“Temos hoje meio bilhão de reais em recursos disponíveis para o setor público contatar. Somos o principal broker do país”, diz o presidente da empresa, Adalberto Pessoa.
O governo não vai resolver todos os problemas digitais que possui sozinho e precisa ampliar sua relação com as startups, afirma o VP de Serviços Públicos da Oracle Brasil, Rodrigo Solon.
Governo digital: qualidade do serviço passa pela integração dos dados