Clicky

Home - Convergência Digital

É hora de cumprir a promessa do 5G

A afirmação é do VP e chefe de Negócios de rede da Ericsson, Fredrik Jedling. Segundo ele, a digitalização feita pelo 5G terá papel central na recuperação do mundo pós-pandemia de covid-19. Expectativa da fabricante é que 2021 termine com pelo menos 580 milhões usuários do 5G, boa parte por conta do mercado chinês.

Itaú Unibanco e Vivo Empresas testam agência bancária com 5G

Tecnologia foi implantada em uma agência localizada no Brooklin, bairro da zona sul da capital paulista, por meio de uma licença experimental da Anatel, na frequência de 3,5GHz.

Anatel abre consulta sobre convivência entre 5G e satélites

Duas consultas públicas (29 e 30) tratam de requisitos técnicos para uso da faixa de 3,5 GHz, principal oferta do leilão previsto para este 2021.

Países trabalham por redes 6G em 2030

Japão e Finlândia assinaram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de padrões globais e desenvolvimentos regulatórios. O Japão anunciou um aporte de US$ 2 bilhões no 6G.  A China que antecipar o cronogram e ter 6G até 2025.

Samsung, Apple e chineses em alta. Huawei e LG em baixa nos celulares

Números do primeiro trimestre de 2021 apontam crescimento de 26% nas vendas, mas o Gartner ressalta que o impulso sobre base fraca de 2020.

IBM: Com 5G e Edge, redes das teles serão plataformas definidas por software

Só assim as operadoras de telecomunicações vão ser capazes de suportar as novas aplicações e terão como monetizar volumes crescentes de dados habilitados para o 5G e edge aponta estudo global da IBM, conta a líder de serviços de consultoria para a indústria de mídia e Telecomunicações da IBM América Latina, Marisol Penante.

3G tem data marcada para morrer na Alemanha

A partir de julho, a Telefonica Deutschland fará a descontinuidade da rede 3G para privilegiar as redes 4G e 5G. São 16 mil sites 3G que serão desligados. "O futuro das redes digitais está no 4G e, acima de tudo, no 5G", afirma o CEO da tele, Markus Haas.

Inmarsat vai à justiça contra 3,5GHz exclusivo para 5G na Holanda

Frequência é usada, hoje, para a oferta de serviços de comunicações marítimas baseados em satélite. O Governo holandês quer usar esse espectro integralmente para o 5G. Tribunal vai fazer primeira audiência no dia 17 de junho.

Canadá sai na frente na corrida do uso do Wi-Fi 6 nos ambientes externos

País também é pioneiro ao liberar que todas as três classes de dispositivos - LPI, VLP e potência padrão - operem em 6GHz, que foi 100% destinada para o Wi-Fi. O Brasil também já determinou que a faixa de 6GHz será 100% para frequência não licenciada.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G e a expansão da capacidade de inovação

Por Alex Takaoka*

Segurança da informação, interoperabilidade e infraestrutura ocuparão um papel importante na implantação da tecnologia 5G.


Destaques
Destaques

GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

STJ: É ilegal polícia clonar celular de investigado

Para o Superior Tribunal de Justiça, além de constituir uma forma ilícita de interceptação, esse procedimento acarretaria a suspensão indevida da comunicação telefônica e telemática dos investigados.

Um em cada cinco usuários do 5G reduz o uso do Wi-Fi nos ambientes fechados

Relatório da Ericsson ConsumerLab mostra que a cobertura interna é duas vezes mais importante do que a velocidade ou a duração da bateria. Usuários também se mostram insatisfeitos com a ausência de serviços inovadores e novos aplicativos.

América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

5G será muito mais B2B e vai injetar R$ 13,5 bilhões no mercado nos próximos dois anos

Finalmente o 5G entrou na lista das dez previsões para os mercados de Tecnologia e Informação e Telecomunicações da IDC para 2021/2022.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site